sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Escolas de ICOARACI se preparam para iniciar ano letivo


Os rumos das atividades pedagógicas de 16 escolas das áreas de Icoaraci, Outeiro e Ananindeua estão sendo traçados na Semana Integrada de Educação da USE 13 (Unidade da Seduc na Escola) que teve início na tarde desta segunda-feira, no auditório da Escola de Trabalho e Produção do Pará "Francisco de Azevedo", em Icoaraci. Uma performance teatral com alunos da Escola de Outeiro marcou a abertura do encontro, seguido da palestra da secretária adjunta de ensino da Seduc, professora Ney Cristina sobre "A educação pública na Amazônia Paraense e os elementos democráticos como prática educativa". O programa de abertura foi apresentado pelo professor Jefferson, profesor e coordenador da Escola de Trabalho e Produção.

A semana traz uma programação que vai de 8h às 18h, com palestras e consultorias de técnicos da Seduc para assuntos que foram sugeridos por alunos, professores e diretores das escolas da USE 13, como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e os programas Mais Educação e Escola de Portas Abertas. Também será a oportunidade de toda a comunidade escolar tirar dúvidas sobre os direitos e deveres do servidor público estadual e o ensino fundamental de 9 anos.

Segundo o gestor da USE 13, professor Raimundo Ramos, o encontro realizado a cada ano também objetiva divulgar os projetos pedagógicos que as escolas produzem. "A USE prepara o ambiente para que as escolas venham e nos mostrem o que estão fazendo em sala de aula e esse direcionamento da semana também reflete na diminuição da repetência, da evasão escolar e na melhoria dos índices da educação", disse ele.

Exemplos- Um desses projetos é a ação pedagógica "Por uma pedagogia para o adolescente", desenvolvida na Escola Dr. Rodolfo Tourinho por alunos da 3° série do ensino fundamental que apresentam distorção de idade e série. Durante todo o ano de 2009, 28 alunos de idade entre 12 e 17 anos desenvolveram trabalhos que valorizavam a expressão artística, oral e corporal com o objetivo de discutir o currículo a partir da identidade do espaço geográfico e do entendimento do que é ser adolescente.

O resultado pode ser observado no corredor da escola "Francisco Azevedo" até o final da Semana Integrada de Educação, onde estão expostos círculos de leitura com assuntos do cotidiano destes adolescentes, camisas costumizadas a partir da construção de textos e uma cobra grande (boiúna) gigante com mensagens ecológicas provocando uma reflexão sobre a relação entre o homem e a natureza.

De acordo com o professor Wagner Magno, o objetivo do projeto é valorizar o potencial de alunos com alto índice de repetência e com forte baixa estima no meio escolar. "Dos 28 alunos, 11 foram para a 4 série e isso já reflete um ponto positivo considerando que são alunos que reprovavam 2 ou 3 anos consecutivas, eram desacreditados e agora passam ter outro olhar e outro papel na escola, sabendo do seu compromisso", explicou ele.

A Semana Integrada da USE 13 encerra na próxima sexta-feira (26), às 19h30, com apresentação cultural da escola Serra Freire, de Icoaraci. A USE 13 é composta por 10 escolas de Icoaraci, 5 escolas da Ilha de Caratateua e uma escola na ilha de João Pilatos, em Ananindeua. Em 2009, a unidade ofertou 408 turmas com 15.907 alunos matriculados.
 
Texto: Julie Rocha

Fotos: Adauto Rodrigues
Ascom/Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário