segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

UFPA elimina 6.851 faltosos do PSS


Exatos 6.851 candidatos faltaram à prova da primeira fase do Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2010, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e, por isso, estão fora da disputa por vagas nos cursos de graduação da instituição de ensino superior. O número de faltosos chegou a 14,38% do total de inscritos no concurso (47.513). 

A incidência de faltosos foi maior na capital paraense, onde 4.368 dos 32.290 candidatos inscritos deixaram de fazer a prova. O percentual chega a 13,53%. No interior do Estado, foram 2.483 faltosos do total de 15.362 inscritos, o que representa um percentual de 16,16%. O índice superou o da prova anulada em novembro, que havia registrado apenas 3.256 faltosos no total. A primeira prova da UFPA foi reaplicada ontem em 24 municípios do Estado. O gabarito e as provas estão disponíveis no site www.ceps.ufpa.br.

O calendário de provas de provas do PSS de 2010 da UFPA foi alterado em virtude da anulação da primeira etapa do certame. Ontem, 40.662 candidatos se submeteram, mais uma vez, ao teste composto por 55 questões objetivas. Desta vez, o número de faltosos é duas vezes maior do registrado na primeira vez em que a prova foi aplicada, dia 22 de novembro. A previsão da UFPA é de que o resultado desta fase seja divulgado até o próximo dia 20. A segunda prova acontecerá no dia 24 deste mês e a terceira e última fase será no dia 11 de fevereiro. A lista final de aprovados deve ser divulgada no dia 27 de fevereiro.


Apesar do aumento substancial no número de faltosos, a pró-reitora de Ensino de Graduação e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) da UFPA, Marlene Freitas, não relaciona o fato com a anulação da prova realizada no final do ano passado. 'Não acredito que algum candidato tenha faltado simplesmente porque a primeira prova foi anulada. O ingresso na universidade é importante demais para a vida das pessoas para ter sido descartado apenas pelo cancelamento da prova', destacou.


Fonte da Reportagem: O LIBERAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário