segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nova prova da UFPA tem dobro de faltas



Um total de 6.851 faltas foi registrado na nova primeira etapa do Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada ontem pela manhã, depois que a primeira prova, no dia 22 de novembro passado, foi anulada por suspeitas de plágio e fraude. Esse número representa mais que o dobro dos candidatos ausentes no exame anulado - 3.256. Para a presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), Marlene Freitas, um resultado já esperado. “Não acredito que os candidatos tenham desistido apenas por conta do problema anterior. Há de se considerar que muitos candidatos podem ter sido aprovados em outros concursos e tenham desistido da vaga na UFPA”, alegou.

Mesmo assim, candidatos como Hamilton Evaristo, de 41 anos, que presta o vestibular para Geologia, ainda refletiam o abalo e descrença devido à anulação da primeira etapa. “A desmotivação é muito grande. Não sei mais se dá para acreditar nesses processos, pois até o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cancelaram. A gente se dedica, estuda e espera fazer o melhor. Minha esposa e eu fomos bem naquela prova e agora temos de fazer tudo de novo. Aliás, desde a anulação, não voltei mais para o cursinho”, desabafa.

Oito horas da manhã, portões fechados. Apesar do número elevado de faltosos, poucos chegaram atrasados aos locais de prova. Foi o caso de Antônio Pereira, de 35 anos, que iria prestar o curso de Geografia. “Tive problemas pessoais que me impediram de chegar mais cedo. Perdi o ano. Agora é voltar a estudar e tentar novamente”, comentou, após chegar às 8h15.

Horas mais tarde, alguns candidatos já saíam das salas, como Gisele Rocha, de 24 anos, que tenta uma vaga para o curso de Serviço Social e considerou o exame bastante acessível. “Não estava difícil, as questões propostas eram bem razoáveis. Deu para fazer uma boa prova”, afirmou.

SEGURANÇA

Em relação à segurança, a Coperps manteve a intervenção de pessoas em contato com as provas, medida adotada para evitar novos problemas. Nos portões, agentes da Polícia Federal controlavam a entrada e saída de pessoas e veículos e fiscais de sala vigiavam também os portões e acompanhavam os candidatos nos corredores. Tudo tranquilo. Poucos sofreram mal-estar e precisaram de atendimento médico. A caminho da prova, um candidato chocou a moto com outra e desmaiou, sendo conduzido para o Pronto-Socorro Municipal do Guamá.

Durante coletiva, concedida à imprensa neste domingo, Marlene Freitas insistiu que não houve falhas na segurança da UFPA durante a primeira etapa. “O que ocorreu naquela ocasião foi uma identidade entre os quesitos do primeiro exame com os de um processo anterior de outra instituição, ou seja, ocorreu dentro da prova, não fora dela”, argumentou a presidente.

Até o momento, nenhuma reclamação foi registrada pelos candidatos e nenhuma questão foi anulada pela instituição. Ainda sobre a possibilidade de ocorrerem novos problemas, a presidente da Coperps disse que é impossível prevê-lo. “Toda bancada de geografia foi mudada e algumas pessoas da comissão de avaliação também foram afastadas. Asseguramos aos candidatos que todos os trabalhos têm sido conduzidos com acuidade”, destacou Marlene.

CALENDÁRIO

- A UFPA oferece, para o ano de 2010, 6.152 vagas distribuídas em 144 cursos de graduação.

- A previsão de divulgação do resultado da 1ª etapa é até o dia 20 de janeiro.

- A prova da segunda etapa está marcada para o próximo dia 24, com 54 questões objetivas.

- No dia 11 de fevereiro acontece a terceira e última etapa do vestibular, com 45 questões e uma redação.

- O resultado final será divulgado até o dia 27 de fevereiro. (Diário do Pará)



Fonte da reportagem: Diário do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário