quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Turismo quer unir setores público e privado


A presidente interina da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Conceição Silva, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Pa), Carlos Freire, estiveram reunidos para discutir alternativas e propostas de fortalecimento da parceira entre o poder público e a iniciativa privada, no gabinete da Paratur. A gerente-geral de marketing da companhia, Jacqueline Alves, também participou do encontro.

"Estamos com esse desafio, essa busca pelas pessoas, procurando o entendimento com aqueles que têm uma história mais prolongada no turismo. Queremos estabelecer algumas metas, mesmo que sejam pontuais, para o próximo ano. Unindo as competências técnicas e empresariais", explicou Conceição Silva.

Carlos Freire falou da importância de agregar os diversos setores e, principalmente, a sociedade civil organizada. "O turismo tem que reunir ações que envolvam a comunidade", afirma. Ele também relatou a experiência que vivenciou recentemente na cidade de Canela (RS), como um exemplo a ser seguido. "Pude constatar como funciona uma cidade completamente ‘turístificada'. É fantástico. Um Brasil completamente diferente", contou.

Para a presidente da Paratur, é essencial a definição de ações e papéis para o sucesso conjunto do traballho. "Cada um de nós tem um papel a desenvolver. O governo um, o empresariado outro e a sociedade como base de sustentação de todo esse processo", conclui.

Copa de 2014 - Durante a reunião, Carlos freire detalhou ações que podem beneficiar o Estado do Pará com a realização da Copa de Mundo de 2014. "No âmbito da hotelaria, existe uma possibilidade real de Santarém ser uma cidade satélite de Manaus. É uma oportunidade ímpar de nos inserirmos nesse processo. Temos toda a condição de articulação e mobilização, desde que a comunidade local esteja envolvida", garante.

De acordo com o presidente da ABIH-Pa, após contatos e conversas próximas com representantes da FIFA, ficou claro que a entidade máxima do futebol trabalhará a Copa de 2014 com o mote de "Copa da Família". Ou seja, a Copa de 2014, pela própria natureza, geografia e atrativos nacionais, será preparada como uma programação de férias em família, diferentemente do que costuma ocorrer em megaeventos desse porte na Europa e Estados Unidos, no qual somente o fã do esporte costuma se deslocar para participar e assistir aos jogos.

Segundo ele, a FIFA trabalha com uma expectativa de comercialização de 4 a 5 milhões de pernoites no período. Para se ter ideia da grandeza dos números, na Copa de 2006, disputada na Alemanha, foram comercializados 2,5 milhões de pernoites durante o mês de competição. "Nós vamos ganhar antes e depois da Copa, aproveitando a mídia e o rastro deixado pelo evento, para tornar o destino mais conhecido", finalizou.
Israel Pegado - Paratur


FONTE DESTA REPORTAGEM:

Da Redação
Agência Pará


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