quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


Encontro discute Informática, Literatura e Educação


“Sonho, filosofia e poesia”. É com esse tema que será realizado, na Universidade Federal do Pará, o II Encontro Municipal de Informática, Literatura e Educação (EMILE), nos dias 10 e 11 de dezembro. O evento tem como objetivo apresentar e discutir múltiplas possibilidades de leitura da literatura que incluem o tradicional livro, mas passam, também, pelos meios digitais, pela educação e pela filosofia.

O EMILE é resultado da parceria entre a UFPA – Mestrado em Letras, Instituto de Letras e Comunicação (ILC) – e a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação de Belém), representada pelo SISMUBE (Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares). Estão programadas palestras de Benedito Nunes (UFPA), Roberto Machado (UFRJ), Therezinha Gueiros (SEMEC), Lilia Silvestre Chaves (UFPA) e Stella Pessôa (SEMEC).

Entre os assuntos a serem abordados, respectivamente, pelos pesquisadores, estão “A vida é sonho”, “Música e poesia em Proust”, “A criação do Curso de Filosofia da UFPA”, “Leitura de poesia - entre o sonho e o virtual” e “Pesquisa no ciberespaço: Benedito Nunes”. De acordo com uma das organizadoras e idealizadoras do Encontro, professora Lilia Chaves, o Encontro está voltado para alunos de graduação e de pós-graduação da UFPA, principalmente, os das áreas de Letras e de Filosofia, e professores das escolas públicas da SEMEC.

O nome EMILE foi inspirado no livro “Émile ou de l’éducation”, de Jean-Jacques Rousseau. O I EMILE ocorreu em 2008, com o tema “Novos leitores, novas leituras”. Segundo Lilia Chaves, autora da pesquisa “Ler e escrever na era da Internet”, pelo Instituto de Letras e Comunicação (ILC), a intenção é destacar o potencial da internet como uma ferramenta de ensino e educação. “Se bem utilizada, a internet pode ser um meio muito fecundo em termos de pesquisa e de leitura. O ciberespaço é uma biblioteca universal”, afirma.
O EMILE ocorrerá no Auditório Francisco Paulo Mendes, localizado no ILC da UFPA, das 9 às 13 horas. O evento é gratuito.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Um comentário: