quinta-feira, 3 de junho de 2010

Estudantes lançam produtos em exposição na EETEPA, em Icoaraci


Alunos do curso técnico de Artesanato, da Escola de Educação Tecnológica do Pará, em Icoaraci, montaram uma exposição com os protótipos dos produtos que irão lançar no próximo dia 29, durante a feira tecnológica da instituição. O objetivo da exposição é coletar sugestões e opiniões dos alunos dos outros cursos sobre o uso da matéria prima, a logomarca, as cores, tamanho e formato do produto que serão lançados.

Na tarde desta terça-feira, 1º, toda a metodologia de pesquisa de mercado repassada durante as aulas da disciplina Projetos do Produto foi apresentada durante a exposição. São 18 produtos projetados por 37 alunos do curso técnico na modalidade subsequente que tem duração de 1 ano e meio e encerra a primeira turma na escola. Os produtos são voltatos para a linha de higiene pessoal, como sabonetes e sais de banho, kits para praias confeccionados a partir de tecidos regionais e luminárias em cerâmica com iconografias marajoaras e produzidos a partir de jornais ou revistas.

Na parte da gastronomia, os biscoitos de Castanha do Pará ganham um diferencial no mercado, com produção em formato de muiraquitã e desenhos rupestres. A exposição também exibe sacolas ecológicas com resíduos de sombrinha.

Pé Redondo – A estudante Tatiane Souza aproveitou a experiência do curso para criar um diferencial no produto que já vende. As sandálias regionais da marca “Pé Redondo”, nome em alusão aos moradores de Icoaraci que utilizam bicicletas, agora serão vendidas com uma bolsa de tecido que se transforma em mochila. “Até onde eu sei as pessoas que vendem sandálias não têm embalagem e isso vai valorizar ainda mais o meu produto”, aposta.

Utilitários – Iranildo Silva já trabalha como artesão há pelo menos três anos e agora quer saber a opinião dos alunos sobre as luminárias que irá vender quando lançar seu empreendimento – a loja Cerâmica Utilitária. Segundo ele, a loja vai apostar na linha utilitária com luminárias e grafismo rupestre e designer inovador, porta incensários e porta jóias, além de colares em artesanato.

Pimenta de Cheiro - Já Suely Diniz aposta na produção de sais de banho e sabonetes com essências de priprioca, breu branco e patchoully para a loja de produtos artesanais que terá o nome “Pimenta de Cheiro”. "As embalagens são reutilizadas com vidros de café, decoradas com cisal e sementes de açaí coloridas ou em caixinhas de papel craft com tampa de garrafa pet”, explica.

Segundo a professora Sônia Pantoja, a disciplina nasce com objetivo de repassar a importância de ter uma metodologia para desenvolver a produção estratégica de marketing. “Temos que observar todo o processo de desenvolvimento do produto, analisando a ergonomia, a qualidade e o acabamento, além dos custos para saber se o produto é viável economicamente”, disse ela.

Após o término do curso os estudantes vão poder trabalhar com assessoria para lojas de artesanato, na área de turismo, desenvolvendo produtos sobre a cultura regional e ainda montar seu próprio negócio como empreendedores.


Texto: Julie Rocha
Fotos: Adauto Rodrigues
Ascom/Seduc.
Postagem: Jefferson.

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