terça-feira, 5 de janeiro de 2010

1ª Fase do PSS 2010 será no domingo, 10





No próximo domingo, dia 10 de janeiro, a UFPA reaplicará a 1ª Fase do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal do Pará. O evento é coordenado pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). Este ano, 50.232 mil candidatos concorrem a 6.152 vagas, em 144 cursos de graduação. 25% dos candidatos estarão concorrendo às vagas no interior e 74% às vagas em Belém.

Do total de candidatos inscritos, 47.513 candidatos farão a primeira fase do PSS neste domingo. A prova será composta por 55 questões de múltipla-escolha, 5 de cada uma das 11 disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Biologia, Sociologia e Filosofia. A prova será realizada das 8 às 13 horas (horário de Belém) em 24 municípios do Estado e ainda no Distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém.

O Edital do PSS 2010 trouxe algumas novidades, entre elas estão 26 novos cursos distribuídos por todos os campi da Universidade e a criação de duas vagas especiais por curso, destinadas a candidatos indígenas que, pela primeira vez, contam com reserva de vagas nos cursos ofertados pela Instituição. Nessa modalidade, foram homologadas 194 inscrições de candidatos indígenas. Entre os cursos mais concorridos por esse segmento, em Belém, estão Medicina, com 6,5 candidatos por vaga; Pedagogia, com 3,5 candidatos/vaga; Direito, com 2,5 candidatos/vaga; e, em quarto lugar, as engenharias Civil e Sanitária, com 2 candidatos/vaga. No interior, destacam-se Pedagogia em Altamira (6,5 cand./vaga) e Geografia em Santarém (5cand./vaga).

Para ter acesso ao local de prova, será exigido dos candidatos a apresentação do cartão de inscrição e de um documento original de identificação oficial que pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho e previdência social, a carteira de habilitação, o passaporte, o certificado de reservista das forças armadas, a carteira de identificação militar ou a carteira de conselho de classe. A direção do CEPS orienta a todos os candidatos a reimprimirem o cartão de inscrição, mas adianta que para os estudantes que farão a prova em Belém, o local de realização do certame é o mesmo. A lista com os endereços das escolas está disponível no site www.ceps.ufpa.br .

INFRAESTRUTURA: Para a realização desta primeira fase do PSS 2010 estarão envolvidas 94 escolas, sendo as provas realizadas em 1420 salas de aula. Os portadores de necessidades educativas especiais farão as provas no Atelier de Artes da UFPA e no Instituto Álvaro de Azevedo.

DEMANDA: Medicina é o curso mais procurado pelos candidatos não-cotistas e Educação Física, pelos que concorrem no sistema de cotas. O novo curso de Fisioterapia da UFPA aparece entre as primeiras colocações nas duas listas de demanda. A lista completa com a demanda de candidatos por curso na primeira fase do PSS 2010. Está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (http://www.ceps.ufpa.br/).

                 (CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)

COTAS: Pela primeira vez, a Universidade destina vagas, especificamente, para candidatos indígenas, que farão prova no dia 24 de janeiro, mesmo dia da segunda fase do PSS 2010. Foram homologadas 194 inscrições. Entre os cursos mais concorridos para esse segmento, estão Medicina, Pedagogia e Direito. Já entre as demais inscrições, Educação Física atraiu grande número de candidatos cotistas e Medicina, de não-cotistas. O recém-criado curso de Fisioterapia aparece entre os mais disputados entre as duas listagens. O total de candidatos inscritos que disputam o processo como cotistas é de 27.374, sendo 9.608 cotas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e 17.766 para candidatos que se declaram pretos ou pardos.

PRÓXIMAS ETAPAS: A segunda fase de provas será realizada no dia 24 de janeiro, com 54 questões objetivas, sendo 6 de cada uma das 9 disciplinas. A terceira e última fase acontecerá dia 11 de fevereiro de 2010, com 45 questões, distribuídas entre 9 disciplinas, e mais uma redação.

Fonte da reportagem: UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário