segunda-feira, 15 de março de 2010

SEMANA DO ARTESÃO TRAZ ARTE E BELEZA


De hoje15 ao dia 21, o Espaço São José Liberto promove uma programação especial, destinada à valorização da produção artesanal paraense, dentro da Semana do Artesão 2010, evento que comemora o Dia do Artesão – 19 de março -, data também dedicada a São José, padroeiro dos profissionais da arte artesanal. A tipologia homenageada nesta edição da Semana do Artesão é a balata, látex extraído da espécie manilkara bidentata, árvore da família das sapotáceas, encontrada no oeste do Pará.

As reproduções de espécies da fauna amazônica e personagens de lendas e mitos da região confeccionados em balata estarão na exposição "Balata – a riqueza da floresta em miniaturas", aberta à visitação na Casa do Artesão. A mostra reúne o trabalho dos mestres balateiros vinculados ao Espaço São José Liberto.

A programação da Semana do Artesão inclui o workshop "Design e Inovação no Artesanato", coordenado pela professora Ninon Jardim, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), destinado aos artesãos da instituição; o cadastramento de artesãos para o Programa Brasileiro de Artesanato; oficinas de demonstração de balata, madeira, cuia e miriti, e programa cultural, com as apresentações do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, na abertura da Semana, e do Boi de Máscara Veludinho, no encerramento

Para estudantes da área de entorno do São José Liberto, o evento reserva visitas monitoradas ao Espaço e, ao final da visitação, a criança receberá um brinde, que pode ser uma miniatura de peixe-boi, de boto cor de rosa ou de muiraquitã, trabalhos em balata dos artesãos Oscarino, Paulo Baía e Darlindo.

No dia 19, às 18h, haverá Missa para celebrar o Dia do Artesão e o dia dedicado a São José, padroeiro dos artesãos, na Capela do Espaço São José Liberto.

Dados: Professora Denyse
Postagem: Prof. Jefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário