quarta-feira, 17 de março de 2010

VISITA TÉCNICA A USINA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ DO CURSO DE INFORMÁTICA.



Olá a todos os internautas, tudo bem? Essa postagem é para relatar a EXCELENTE EXPERIÊNCIA vivida pelos alunos do curso técnico em informática, subseqüente 2008 ( Turma concluinte) e Proeja 2009. A visita estava sendo programada desde outubro de 2009 pelo professor e coordenador do curso, o professor Jefferson e a equipe de professores do curso. A primeira data da mesma, estava marcada para o mês de dezembro e devido a alguns problemas administrativos entre a Eletronorte e a Seduc –Pa, remarcada então para o dia 11 de março de 2010. A visita técnica contou com a participação de quase toda a equipe de professores do curso de informática, cito os professores Fabrício, Anderson, Murilo, George e Jefferson. Os professores Allan, Roberto Carlos estavam em trabalho e não puderam ir, já o professor Edgar estava tendo aulas em seu mestrado, também não comparecendo. Vejamos algumas fotos no momento da ida e no decorrer da viagem, que ocorreu do dia 11.03 a 14.03.2010:


A viagem ocorreu sem nenhum problema e imprevisto e todos puderam descansar na ida, por este momento tão aguardado...




Na chegada, mesmo que não descansou na viagem, a ansiedade e a felicidade era grande para nós, professores e alunos, já que um evento desta magnitude ainda não havia acontecido para o nosso curso de informática:







A vista para o alojamento cedido pela ELETRONORTE a EETEPA - Francisco de Azevedo é encantadora, vejamos as duas fotos a seguir:


Alojamento: Esquerda  ficaram os rapazes e a direita as moças!


Após termos nos alojados na sexta-feira, e feito as refeições, café da manhã e almoço, nos dirigimos a Eletronorte para a palestra “INFORMÁTICA NA ELETRONORTE”.










Após a apresentação de informática da Eletronorte durante a sexta-feira pela tarde, aguardamos então um dos momentos mais esperados: A inda a Usina hidrelétrica conhecendo seus detalhes e maravilhas... vejamos as fotos:

















O grande presente que a EETEPA – Francisco de Azevedo recebeu de Tucuruí, além desta Visita Técnica, foi a participação na reportagem do programa “É DO PARÁ”, da Tv Liberal que poderá ir ao ar, neste sábado dia 20 ou 27.03.2010. A equipe da Tv Liberal ficou conosco durante toda a VISITA TÉCNICA, entrevistando o coordenador de curso, o prof. Jefferson, já dentro do ônibus e alguns alunos na própria Usina Hidrelétrica... Vejamos as fotos:

















A visita técnica terminou com uma constatação nada agradável: pudemos ver algumas espécies de animais que morreram, após a criação da represa... No momento da inundação muitos animais foram pegos de surpresa, não escapando assim de sua morte, em nome de um progresso que hoje, destrói nosso próprio planeta...

Para ler sobre os impactos ambientais, recomento o link a seguir:


Vejamos a fotos...






Essa portagem continua...
Ainda faltam algumas fotos...
Prof. Jefferson

segunda-feira, 15 de março de 2010

SEMANA DO ARTESÃO TRAZ ARTE E BELEZA


De hoje15 ao dia 21, o Espaço São José Liberto promove uma programação especial, destinada à valorização da produção artesanal paraense, dentro da Semana do Artesão 2010, evento que comemora o Dia do Artesão – 19 de março -, data também dedicada a São José, padroeiro dos profissionais da arte artesanal. A tipologia homenageada nesta edição da Semana do Artesão é a balata, látex extraído da espécie manilkara bidentata, árvore da família das sapotáceas, encontrada no oeste do Pará.

As reproduções de espécies da fauna amazônica e personagens de lendas e mitos da região confeccionados em balata estarão na exposição "Balata – a riqueza da floresta em miniaturas", aberta à visitação na Casa do Artesão. A mostra reúne o trabalho dos mestres balateiros vinculados ao Espaço São José Liberto.

A programação da Semana do Artesão inclui o workshop "Design e Inovação no Artesanato", coordenado pela professora Ninon Jardim, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), destinado aos artesãos da instituição; o cadastramento de artesãos para o Programa Brasileiro de Artesanato; oficinas de demonstração de balata, madeira, cuia e miriti, e programa cultural, com as apresentações do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, na abertura da Semana, e do Boi de Máscara Veludinho, no encerramento

Para estudantes da área de entorno do São José Liberto, o evento reserva visitas monitoradas ao Espaço e, ao final da visitação, a criança receberá um brinde, que pode ser uma miniatura de peixe-boi, de boto cor de rosa ou de muiraquitã, trabalhos em balata dos artesãos Oscarino, Paulo Baía e Darlindo.

No dia 19, às 18h, haverá Missa para celebrar o Dia do Artesão e o dia dedicado a São José, padroeiro dos artesãos, na Capela do Espaço São José Liberto.

Dados: Professora Denyse
Postagem: Prof. Jefferson

quarta-feira, 10 de março de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.

A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricasde vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

Sendo assim, a EETEPA - Francisco de Azevedo, comemorou o seu dia internacional da mulher com a partipação de quase todas as suas funcionárias, o Diretor Luciano Conceição, o coordenador de Ensino, o GAÚCHO DE PELOTAS, professor Rogério e o Gestor da USE-13 professor Raimundo Ramos. Vejamos como foi:
Foto Geral

A Mesa estava farta de presentes, que foram trocados durante o evento, e um café da manhã maravilhoso, a altura dessas nossas profissionais únicas!



As professoras Silvana ( de Costas e camisa preta ), Marilene e Alessandra, conversando sobre este dia tão especial...

A professora Silvana, o Diretor Luciano (e sua bolsa !!!) e o Gestor Ramos, acompanhados de nossas professoras, da direita para a esquerda, Rose e Maria José, e nossa amiga do Serviço Admnistrativo. 


A professora Alessandra e Simaia, no início da prenda da professora Flora Cristine....


A professora Flora e a Técnica Janeth...


As professoras Marilene, Delma, Janeth e Ana Miranda....


A professora Maria José e a Vice-Diretora...


A Escola Tecnológica do Estado do Pará - Francisco de Azevedo deseja a todos as mulheres um FELIZ DIA INTERNACIONAL....






Postagem: Prof. Jefferson