sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Escolas de ICOARACI se preparam para iniciar ano letivo


Os rumos das atividades pedagógicas de 16 escolas das áreas de Icoaraci, Outeiro e Ananindeua estão sendo traçados na Semana Integrada de Educação da USE 13 (Unidade da Seduc na Escola) que teve início na tarde desta segunda-feira, no auditório da Escola de Trabalho e Produção do Pará "Francisco de Azevedo", em Icoaraci. Uma performance teatral com alunos da Escola de Outeiro marcou a abertura do encontro, seguido da palestra da secretária adjunta de ensino da Seduc, professora Ney Cristina sobre "A educação pública na Amazônia Paraense e os elementos democráticos como prática educativa". O programa de abertura foi apresentado pelo professor Jefferson, profesor e coordenador da Escola de Trabalho e Produção.

A semana traz uma programação que vai de 8h às 18h, com palestras e consultorias de técnicos da Seduc para assuntos que foram sugeridos por alunos, professores e diretores das escolas da USE 13, como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e os programas Mais Educação e Escola de Portas Abertas. Também será a oportunidade de toda a comunidade escolar tirar dúvidas sobre os direitos e deveres do servidor público estadual e o ensino fundamental de 9 anos.

Segundo o gestor da USE 13, professor Raimundo Ramos, o encontro realizado a cada ano também objetiva divulgar os projetos pedagógicos que as escolas produzem. "A USE prepara o ambiente para que as escolas venham e nos mostrem o que estão fazendo em sala de aula e esse direcionamento da semana também reflete na diminuição da repetência, da evasão escolar e na melhoria dos índices da educação", disse ele.

Exemplos- Um desses projetos é a ação pedagógica "Por uma pedagogia para o adolescente", desenvolvida na Escola Dr. Rodolfo Tourinho por alunos da 3° série do ensino fundamental que apresentam distorção de idade e série. Durante todo o ano de 2009, 28 alunos de idade entre 12 e 17 anos desenvolveram trabalhos que valorizavam a expressão artística, oral e corporal com o objetivo de discutir o currículo a partir da identidade do espaço geográfico e do entendimento do que é ser adolescente.

O resultado pode ser observado no corredor da escola "Francisco Azevedo" até o final da Semana Integrada de Educação, onde estão expostos círculos de leitura com assuntos do cotidiano destes adolescentes, camisas costumizadas a partir da construção de textos e uma cobra grande (boiúna) gigante com mensagens ecológicas provocando uma reflexão sobre a relação entre o homem e a natureza.

De acordo com o professor Wagner Magno, o objetivo do projeto é valorizar o potencial de alunos com alto índice de repetência e com forte baixa estima no meio escolar. "Dos 28 alunos, 11 foram para a 4 série e isso já reflete um ponto positivo considerando que são alunos que reprovavam 2 ou 3 anos consecutivas, eram desacreditados e agora passam ter outro olhar e outro papel na escola, sabendo do seu compromisso", explicou ele.

A Semana Integrada da USE 13 encerra na próxima sexta-feira (26), às 19h30, com apresentação cultural da escola Serra Freire, de Icoaraci. A USE 13 é composta por 10 escolas de Icoaraci, 5 escolas da Ilha de Caratateua e uma escola na ilha de João Pilatos, em Ananindeua. Em 2009, a unidade ofertou 408 turmas com 15.907 alunos matriculados.
 
Texto: Julie Rocha

Fotos: Adauto Rodrigues
Ascom/Seduc.

Professores vão permanecer em sala de aula

Cerca de 150 professores e estudantes da Rede de Escolas Tecnológicas e a secretária adjunta de Ensino, Ney Cristina Monteiro, reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da Prodepa, para discutir a situação dos professores dessa modalidade de ensino. Também participaram da reunião os deputados estaduais Airton Faleiro (PT), e Cássio Andrade (PSB), os quais integram a comissão de educação da Assembléia Legislativa (Alepa).


Professores contratados, os profissionais haviam sido desligados da Rede no último dia 19, por conta do Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) detreminado pelo Ministério Público . Após reunião junto a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado de Administração (Sead), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) conseguiu garantir a permanência dos professores bacharéis na Rede de Ensino durante o ano letivo de 2010.

A secretária de Ensino, Ney Cristina, informou que o pagamento do salário dos professores relativo ao mês de fevereiro está garantido. O pagamento será realizado por meio de uma folha diferenciada dos demais servidores da Rede. Ney Cristina destacou ainda a necessidade da realização de concurso público para professores das Escolas Tecnológicas, mas para isso a Seduc vai encaminhar a criação dos cargos, específico para bacharéis para aprovação da Assembléia Legislativa.

Texto: Mari Chiba
Fotos: Rai Pontes
Ascom/Seduc
Postagem: Jefferson.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Seduc abrirá matrículas para Escolas Tecnológicas

O ingresso na Rede de Escolas Tecnológicas do Estado do Pará, este ano, será por meio de matrícula. Ao contrário dos anos anteriores, não haverá processo seletivo para as vagas dos cursos ofertados pelas escolas de educação tecnológica e o ingresso será feito já a partir da matrícula. A Seduc abre a pré-matrícula para essa modalidade de ensino de 22 a 26 deste mês. Assim como no ensino regular, o estudante ou responsável deve acessar o site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc – www.seduc.pa.gov.br) ou ligar para o número 08002800078 para efetivar a pré-matrícula.

Para o ano letivo de 2010, foram abertas 6.137 novas vagas distribuídas em 31 cursos ministrados em 14 escolas tecnológicas e o Instituo de Educação do Estado do Pará (IEP). Ao todo, serão cerca de 10 mil estudantes matriculados nas escolas de Belém, Marituba, Itaituba, Salvaterra, Tailândia, Paragominas, Monte Alegre, Santa Izabel, Cametá, Abaetetuba, e Redenção.

O quantitativo de vagas e os cursos oferecidos serão divulgados nos próximos dias, com a publicação de um edital no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o coordenador de Educação Profissional, Glaydson Canelas, o fim do processo seletivo visa democratizar o acesso à essa modalidade de ensino.

Investimento – As Escolas Tecnológicas voltaram a ser administradas pela Seduc em 2007, com a criação da Rede de Escolas Tecnológicas do Estado do Pará, constituída por 11 escolas. Atualmente, são 14 escolas e a previsão é da construção de mais 11 escolas tecnológicas em diversos municípios: Novo Progresso, Altamira, Breves, Oriximiná, Parauapebas, Vigia, Xinguara, Santarém, Tomé-Açu, Tucuruí e Santana do Araguaia.

Fonte:

Mari Chiba

Ascom/Seduc
Em: 10/02/2010 16:42:00

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PROSEL 2010 - EETEPA FRANCISCO DE AZEVEDO


Prezado internautas, tudo bem com vcs? Bom, as notícias sobre o PROSEL 2010, são animadoras e contagiantes. O edital está em fase final de aprovação pelo JURÍDICO da SEDUC – PA e em reunião com a nossa Secretaria de Educação, conseguimos dar a opinião da EETEPA ( ICOARACI) Francisco de Azevedo, e o PROSEL, terá também a "nossa cara"! Agradecemos a COEP E COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL, por terem aceitado a proposta de Icoaraci, ai citamos, Glaydson Canelas e o professor Donizete, nosso muito obrigado!  


PESSOAL, RESSALTAMOS QUE AS DATAS A SEGUIR, REPRESENTAM UMA PROPOSTA PARA QUANDO O EDITAL FOR LANÇADO ( poderão mudar), e já avisamos que no PROCESSO SELETIVO, para as modalidades

 - INTEGRADO (Ensino Médio + Curso Técnico )

- SUBSEQUENTE ( é o pós-médio, Curso Técnico para quem já tem o Ensino médio Completo)

- PROEJA ( E.J.A. + Curso técnico ),


contará com uma pré-matrícula online, que será realizada pela página da SEDUC, para as modalidades acima, QUEM CHEGAR PRIMEIRO E SE INSCREVER GARATIRÁ A VAGA, ENTÃO, FIQUE ATENTO AO LANÇAMENTO DO EDITAL, que poderá ocorrer até segunda-feira que vem ( 15.02.2010 ), serão 35 vagas ( PROEJA SERÃO 40 VAGAS!) para os 3 cursos ofertados pela EETEPA – ICOARACI – FRANCISCO DE AZEVEDO:


Curso Técnico em Design.


Curso Técnico em Hospedagem.


Curso Técnico em Informática.



INTERNAUTAS, VÃO DUAS OBSERVAÇÕES:

A ENTREVISTA, como mostra no colendário acima, é somente para O PROEJA, ou seja, todos, INTEGRADO, SUBSEQUENTE E PROEJA, farão a pré-inscrição no site da SEDUC, completando as 35 vagas para cada curso e as 40 para o PROEJA, encerram-se as vagas, a partir daí, formarão um cadastro de reserva, que será utilizado somente na condição daquele aluno que não confirmar sua matrícula na escola, e automaticamente perderá a vaga, chamará o próxima inscrito da lista de reserva.

A outra obs. e que  A SELEÇÃO PARA O PROEJA (citada no parágrafo anterior) como está no cronograma acima, terá a pré-inscrição pelo site da seduc e os 40 selecionados, farão uma entrevista na própria escola, tal entrevista é ELIMINATÓRIA. Ou seja, MATRÍCULA + ENTREVISTA, é como serão selecionados os alunos do PROEJA. A SEDUC, irá manda uma "Força Tarefa" para que somada com os professores da nossa escola, tal seleção possa ocorrer traanquilamente...


Na reunião que tratou sobre o PROSEL, Estiveram presentes, o coordenador de Ensino, professor Rogério Coelho, o professor Jefferson, coordenador do Curso de Informática e o Diretor, professor Luciano Conceição, representes da EETEPA ICOARACI - FRANCISCO DE AZEVEDO.

Abração a todos....

Prof. Jefferson.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Reunião sobre formatura, estágio e processo seletivo 2010, com os representantes de turma

Amigos internautas, tudo bem? A coordenação de ensino, informática, design ( todos representando a direção ) e a do Conselho Escolar, estiveram reunidos para dialogar sobre a questão da formatura destas turmas e do estágio, sendo que este último ponto, foi abordado em uma reunião no dia 01.02.2010, com a COEP ( Coordenação de Ensino Profissional ).



O estágio, hoje, encontra-se finalmente descentralizado em relação a como era antes, como por exemplo, o "dono" da empresa tendo que ir à SEDUC para oficializar contrato. Daremos mais informações posteriormente...




Mas, concerteza, temos que reconhecer um bom ato quando acontece, e nessa situação, assim como em muitas outras que vem ocorrendo, a COEP ( Coordenação de Ensino Profissional ) - SEDUC deu um grande avanço...


Bom, hoje, 03.02.2010, os Técnicos da COEP - SEDUC, informaram-me que teremos a resposta definitiva do PROCESSO SELETIVO de nossa escola, as 11h, estarei entrando em contato novamente para saber se tal fato já ocorreu e se finalmente nos liberam para postar as informações que foram discutidas em reunião com a Coep, como mencionado, na segunda-feira passada!

Estamos aguardando, um grande abraço e até daqui a pouco, SE DEUS PERMITIR, dando todas as informações sobre o PROCESSO SELETIVO.
Grande abraço a todos.

Jefferson.